sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

BROTAS

Já faz algum tempo que estou querendo postar sobre nossa primeira viagem juntos, já faz algum tempo, pra ser mais exato são mais de 2 anos, mas foi uma viagem tão marcante que vale a pena relembrar aqui.

Acho que a primeira impressão que tenho ao lembrar dessa viagem são as incríveis paisagens que Brotas oferece para seus visitantes. Uma cidade pequena, com um pouco mais de 22 mil habitantes, o que faz dela um lugar super agradável e calmo para se passear.

Brotas é conhecida internacionalmente por ter se especializado no turismo de aventura, sendo palco para a prática dos mais diversos esportes do tipo, como o rafting, canoagem, treeking, arvorismo, trilhas, canyoning, aproveitando o potencial do rio Jacaré Pepira. Embora seja popular por todos estes esportes, o que mantém a economia de brotas é o cultivo da cana de açucar e laranja.

Eu, como sou péééésimo com futebol, pior ainda no volei, e handball, nem se fale, fui obrigado a descobrir um esporte que me agradasse. Hehehe, e foi em Brotas que descobri como é bom estar em contato com a natureza, fazer trilha, respirar o ar puro, tomar banho de cachoeira e é claro, praticar as loucuras de descer uma cachoeira de mais de 40 metros de altura, descer um dos rios mais bravos de brotas num bote de plástico... Sensacional... Hehehe!

Ficamos hospedados na pousada do lago, uma pousada simples, mas sensacional, com piscina, quadra de tênis, voley e um café da manhã de cinema, juro, café da manhã digno de hotel 5 estrelas. Voltaremos lá com certeza. Imagina você, bolo de chocolate, bolo de cenoura, suco de morango, suco de laranja, suco de melancia, pão integral, pão de forma, pão francês, presunto, queijo, salame, peito de peru e por ai vai... Ahhhhh que vontade. hehehe!



Chegamos com aquela sensação de apreensão, pois nunca tínhamos feito nenhum tipo de esporte deste tipo. Mas estávamos ansiosos para praticar. Logo de manhã, aproveitamos para curtir a piscina da pousada, pois à tarde iríamos descer as correntezas do Rio Pepira.

À tarde, pegamos um ônibus que nos levou até o meio da mata, onde passamos pelo treinamento e técnicas de emergência.

Em Brotas, o rafting começou a ser praticado em 1995 com a finalidade de se realizar estudo do meio ambiente, e logo ganhou força como opção de turismo de aventura, por ser uma passeio muito divertido. Atualmente o rafting em Brotas é considerado o mais técnico e um dos mais completos do Brasil, devido ao percurso com trechos calmos, corredeiras e quedas de vários tamanhos.

Ficamos apreensivos, e teve até gente que desistiu na hora, mas nós fomos firmes e fortes. A descida do rio Jacaré Pepira em botes infláveis passando por corredeiras e quedas é a atividade mais procurada em Brotas. A descida tem cerca de 4km e dura cerca de 3h à 4h, horas que você não vê passar... Quando você se dá por si, você já está chegando no fim.

O resultado foi que o rafting em Brotas superou nossas expectativas e foi muito mais tranqüilo do que imaginávamos. À noite, fomos para o CEU, centro de estudos do universo, um dos maiores planetários da América latina. E pra finalizar, comemos num restaurante super badalado na cidade, o malagueta.




No segundo dia, já pela manhã, pegamos o carro e fomos em direção a Cassarova, onde praticaríamos o canyoning, particularmente o esporte que eu mais gostei. Chegamos lá e passamos por um rápido treinamento com técnicas de rapel para descer a cachoeira.



Chegamos ao momento tenso: A Cachoeira do Cassorova tem 60 metros de queda em dois estágios e 200 metros de trilha. Beirando a cachoeira dá aquele frio na barriga, pois é muito alto, mas a sensação é fenomenal!




Após descermos a Cassarova, caminhamos cerca de 40 minutos para a próxima cachoeira. A Cachoeira dos Quatis tem 46 metros de queda e pra mim foi a melhor, com toda a certeza. Ela era tão alta que olhando de cima, parecia um abismo. Olhávamos as pessoas lá em baixo e elas eram tão pequenas, pareciam formigas... rs

Foi fantástico. Ficamos com gostinho de quero mais. Agora, imagine você: Primeiro 60 metros + 46 metros igual a 106 metros de altura... E como descemos tudo isso, fomos obrigados a subir numa longa caminhada por uma montanha super estreita. Acho que foi a parte mais difícil. Rs.




Enfim, tivemos pouquíssimo tempo pra curtir tudo que Brotas tem a oferecer, apenas um fim de semana, mas fica aqui a dica mais que aprovada pra um programa divertido, barato e emocionante. Visite Brotas e de quebra convide a gente. =D Com toda a certeza, iremos ter o prazer de voltar novamente, agora, para experimentar outras aventuras.

Um comentário:

Michel disse...

Olá casal!

O André deixou uma mensagem bem legal no meu blog e acabei passando aqui pra conferir o blog de vocês!

Parabéns pelo casório e muitas felicidades! Ainda bem que o noivado não acabou com a perda da máquina com 1500 fotos :D acontece.... que vocês ainda tenho milhares de fotos e milhares de viagens pela frente!

Abração e muita paz!
Michel
www.rodandopelomundo.com

Video Especial

Vídeo: Nosso Noivado!

SIGA - NOS!!!